TEOLOGIA
INTRODUÇÃO GERAL
Quem pretende entender mais sobre a vida, estuda-se a Biologia; os interessados em compreender mais a matéria, aprofundam se na Química; todos os gostam dos números fazem a Matemática e sucessivamente. Mas todos os apaixonados pela Bíblia Sagrada estudam-se a Teologia.
Nós só não estamos tão surpresos com esta brilhante escolha de tua parte, é porque sempre acreditamos no potencial dos interessados nos ortodoxos Seminários.
A Teologia tem cinco abrangências, a saber:
A Teologia Própria,
A Teologia Bíblica,
A Teologia Natural,
A Teologia Sistemática,
E os Teológicos
A Teologia do Antigo e do Novo Testamento faz parte da Teologia Sistemática.
Muitos no decorrer da história, inclusive grandes líderes eclesiásticos, bateram pesados refutando a Teologia, mas alguns deles acabaram se cedendo, visto que esta riquíssima ciência não se trata de vaidade, mas de uma necessidade.
É evidente que a teologia não resolverá os problemas das religiões, inclusive do Cristianismo. É igualmente a Medicina que não resolve os problemas da saúde, mas não tem como a saúde subsistir sem ela. Assim são as religiões, também não tem com ir avante separadamente da Teologia.
LEMBRE-SE: NO MUNDO NÃO HÁ NINGUEM BOM O BASTANTE, QUE NÃO PRECISA SE MELHORAR...
I TEOLOGIA
A Teologia é uma das Ciências mais conceituada que existe. A maioria dos dicionários e das enciclopédias define um doutor, como uma pessoa formada, primeiramente, em Teologia.
Quanto a sua importância é inexprimível, visto que ela é a única Ciência que se trata da salvação, ou da perdição eterna de um indivíduo.
- 1. O QUE É TEOLOGIA?
A terminologia “Teologia” (Teologia), é composta por duas palavras de origens gregas, a saber, TEOS (Teos) que é DEUS e LOGOS (logos) que se trata de uma palavra, de um tratado, ou de uma ciência. Portanto, a palavra, “Teologia” diz se a respeito a um tratado, ou a um estudo, ou a uma Ciência sobre Deus e tudo quanto o pertence.
A Teologia tem cinco abrangências, a saber:
A Teologia Própria,
A Teologia Bíblica,
A Teologia Natural,
A Teologia Sistemática,
E os Teológicos
- 2. PARA QUE A TEOLOGIA?
A Teologia fora elabora mediante grandes necessidades. Sete fatores foram responsáveis pela elaboração das Ortodoxas Teologias. Confira:
2.1. ENSINAR O POVO DE DEUS: A Igreja precisou, precisa e precisará de ensinamentos seguros e totalmente baseados na Bíblia Sagrada.
2.2. PRESERVAR O POVO DE DEUS: A terra em tempo algum, pode subsistir sem o sal da terra, sem a luz do mundo. Portanto, o povo de Deus precisa ser preservado aqui.
2.3. DEFENDER O POVO DE DEUS: Houve, há e haverá falsos profetas, consequentemente, há as heresias. Diante disto a igreja precisa de estudos seguros, puros e bíblicos para se defender.
2.4. CAPACITAR PESSOAS: Os Obreiros, os Auxiliares e os Membros, em geral, de uma igreja precisam se de uma capacitação teórica, para que eles possam exercer os seus respectivos cargos eclesiásticos com êxito, segurança e qualidade.
2.5. EDIFICAR A IGREJA: Enquanto não ocorra a Gloriosa Vinda de Cristo, a Igreja estar sendo edificada. E para que ela tenha prumo, alinhamento, nível e acabamento espirituais, morais, intelectuais e ministeriais é preciso de um ensinamento bem elaborado e sem fugir dos princípios bíblicos.
2.6. CONSOLAR A IGREJA: Neste mundo que é repleto de desconforto, oposição e contradição contra a Igreja do Senhor, portanto, ela necessita sempre do consolo celestial. Com isto fica claro, que, principalmente, a Teologia precisa ter a direção e a unção do Espírito Santo.
2.7. EXORTAR A IGREJA: Exortação fala de encorajamento. A verdadeira Teologia precisa encorajar o seminarista, para que ele possa ir avante com firmeza. Após o curso, ou o estudo teológico o seminarista, deve ter duas histórias: uma antes da Teologia e a outra depois da mesma. Não importa se antes a pessoa era muito bom, o que importa, é que depois estudá-la, ela seja ainda melhor.
- TEOLOGIA PRÓPRIA
O conjunto de doutrinas bíblicas é denominado “Teologia Sistemática”. Mas quando se tange a “Teologia Própria”, fala a respeito da pessoa de DEUS.
Não é fácil aprender se a respeito de Deus, visto que a razão nada contribui para tão grande e importante tarefa. Para termos uma real compreensão sobre Deus (mesmo que é impossível sabermos todo sobre Ele) é necessário tão somente à fé. Isto é porque o nosso tamanho e a nossa capacidade são insignificantes com relação a Deus.
- TEOLOGIA BÍBLICA
Você bem sabe que a Bíblia não foi escrita em tópicos, ou organizada de forma temática. Até mesmo certos livros foram separados posteriormente, exemplos: O Pentateuco (Os primeiros 5 livros da Bíblia) era um só livro; Samuel, Reis e Crônicas, no original, cada um desses livros é individual, mas atualmente, eles foram divididos em I e II; Os profetas menores, no original é um só livro, mas veremos em nossa Bíblia que esse livro fora dividido em doze livros. O teólogo inglês Stephen Langhton, dividiu a Bíblia em capítulo em 1234 e 1242, assim surgiram as epigrafes bíblica e os tópicos. A divisão do Antigo Testamento, hebraico, em versículos foi concluída entre os séculos IX e X pelos "massoretas”. E Robert d’Etiénne, concluiu a divisão do Novo Testamento em versículos no ano de 1551. Mas a Bíblia Sagrada em se não tem nenhum tema, ou um título.
Esta observação levou os teólogos nos últimos dois séculos a olhar para a forma como a própria Bíblia apresenta a teologia. Uma dessas abordagens tem sido chamada de "Teologia Bíblica".
Agora, temos de ter cuidado aqui, porque a “teologia bíblica" pode ser entendida em sentido amplo e restrito. Em um sentido geral, amplo, a teologia bíblica é a "teologia que é fiel ao conteúdo da Bíblia." Em outras palavras, é qualquer teologia que reflete com precisão o ensino da Escritura, incluindo a teologia sistemática. Certamente, é muito importante para os evangélicos certificar-se que toda a teologia é bíblica, nesse sentido. E a teologia Bíblica restrita é a própria Teologia Sistemática.
- 5. A TEOLOGIA NATURAL
A Teologia Natural consiste nos Ensinamentos de quem foram chamados, escolhidos, instruídos, preparados e enviados diretamente, por Jesus Cristo. Estou falando dos apóstolos [os doze, os quais antes de haver o Planeta Terra os seus nomes já estavam registrados nos Fundamentos do Muro da Nova Jerusalém, lá no Terceiro Céu (Apocalipse
Por esta causa, no âmbito teológico, esta Teologia é a mais pura e a mais confiável. Todas as demais Teologias para ter veracidade dependem de um AVAL seguro da Teologia Natural. Porque se alguém elaborar uma teoria que contradiz os ensinamentos dos homens mencionados no parágrafo anterior, os que aprenderam de Cristo, diretamente, e foi enviado por Ele próprio, para este fim; a sua doutrina não provém de Deus (Gálatas 1 v 6 – 9).
A Teologia Natural é composta por 21 (vinte e um) livros da Bíblia Sagrada. Estes livros compõem a penúltima e a maior parte da Palavra de Deus (com relação ao número de livro). Estamos falando das Epístolas, ou das Cartas. O pastor Antonio Gilberto a chama de Doutrina.
O primeiro livro escrito do Novo Testamento foi uma destas Epístolas: escrito por Paulo, 1ª Tessalonicenses, escrito por volta do ano 52 d.C., cujo tema é a Volta de Cristo, e o objetivo, foi realmente, o combate as heresias (ensinamentos falsos), que tinham infiltrado na igreja de Tessalônica (cidade situada há pouco menos
DISCRIÇÃO DAS EPÍSTOLAS:
a) 21 (vinte e uma) Epístolas, de Romanos a Judas;
b) Divisão das Epístolas: 13 (treze) Cartas, Chamadas de Epístolas Paulinas, escrita pelo apóstolo Paulo, de Romanos a Filemom; e 8 (oito) Epístolas, chamadas de Epístolas Universais, escritas por: Tiago, Judas, João, Pedro, e anônimo, de Hebreus a Judas;
c) 3 (três) Cartas pastorais: I, II a Timóteo e Tito;
d) 10 (dez) Cartas a igrejas: de Romanos – 2ª Tessalonicenses e Hebreus;
e) 1 (uma) Carta a indivíduo, Filemom;
f) 7 (sete) Cartas Universais, para todos os Cristãos indistintamente, Tiago a Judas. UNIVERSAIS, assim é denominada esta coletânea de Livros. Apesar de que duas delas serem destinadas a pessoas, a saber, 2ª, e 3ª de João.
O objetivo geral das Epístolas é esclarecer com exatidão toda a Bíblia Sagrada, de Gênesis a Apocalipse. Porque estes ensinos são com exatidão? É pelo fato dos seus ensinadores terem nascidos para esse fim. Todos eles exceto Paulo aprenderam com Jesus em carne. Paulo aprendeu com Jesus em Gloria (Gálatas
- 6. TEOLOGIA SISTEMÁTICA
No decorrer da história da igreja, houve várias maneiras em que os cristãos têm abordado este problema. Uma teoria relacionada a um tema bíblico é chamada "Teologia Sistemática." Exemplo: Você vai a uma biblioteca cristã ou livraria, você pode ter uma ideia desta abordagem. Primeiro, ler o título do volume em sua capa, depois confere o desenvolvimento do seu conteúdo, estando ele sistematicamente de acordo com o título, então a obra consiste em uma “teologia sistemática”. O material precisa está organizado de acordo com tópicos, ou temas, normalmente iniciando a partir da Bíblia, seguido do próprio Deus, passando então ao que a Bíblia ensina sobre o homem, a obra de Cristo, "Última Coisas”, ou escatologia e assim por diante.
Para ser uma Teologia Sistemática, o Título da Obra precisa abordar um ponto, ou um assunto contido na Bíblia Sagrada. Este assunto precisa ter no mínimo duas referências bíblicas, especialmente, escritas por escritores diferentes.
Porque uma só passagem deixa o texto isolado. A própria Bíblia ensina que todos os acordos precisam ser conformados, por no mínimo, duas pessoas. Confira: “Ainda vos digo mais: Se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus
Só é que, esta referência não o suficiente para conotar uma Doutrina bíblica. Mas para esta conotação, é imprescindível, o respaldo bíblico, ou melhor, outras referências, especialmente, escritas por outros escritores sacros. Veja então: Deuteronômio 17 v 6;
- 7. TEOLÓGICOS
Teológico é uma palavra que pertence à ordem gramatical adjetiva. E diz a respeito de algo relativo à Teologia. Segundo o nosso assunto, Teológico se trata de um livro da literatura evangélica, de uma apostila, ou de um livro que se trata de uma Matéria Teológica.
CONCLUSÃO
A Teologia é todo ensino, ou tratado a repeito de Deus, Sua Obra e Sua Palavra. A Teologia Própria (Ciência que Estuda a pessoa de Deus), contem a Teologia Bíblica (A ciência que estuda a Bíblia como um tudo); esta contem a Teologia Natural e a Teologia Sistemática (A Ciência que estuda as Disciplinas teológicas individualmente), e esta última contem Os Teológicos (Doutrinas teológicas individuais e livros evangélicos).
Autor: João Domingos Soares de Oliveira